Bem...como você já me conhecem e estão cansados de saber,eu gosto muito do filme Matrix,pois ele me chama a atenção na temática "realidade",oque é realidade?
Em uma parte do filme Morpheus diz a Neo a seguinte frase "você já teve um sonho que jurou ser real?e se não pudesse acordar desse sonho? como saberia a diferença entre o sonho e a realidade?"
O filme Matrix tem como temática "realidade" mas podemos associar o filme com a teoria da caverna de Platão,aqui em baixo vai um breve resumo dela.
Resumo
Imaginem a seguinte situação: homens aprisionados em uma caverna, desde a infância, tendo essa uma única entrada para a luz. Na posição em que estão, na semi-escuridão, eles só conseguem enxergar sombras projetadas pela luz que entra por detrás deles. Estas sombras mostram homens carregando objetos de variadas formas. Uns conversam entre si, outros apenas passam. Para estes prisioneiros, nestas condições, esta é a realidade do mundo.
Considerando que um deles fosse solto, sua primeira reação seria de dor, pelos anos de confinamento. Em seguida, ao alcançar o mundo externo, sua visão seria ofuscada pela súbita claridade. Mas, aos poucos ele se fascinaria com a descoberta, tendo dificuldades em julgar qual seria a verdadeira realidade. Com o tempo, ele começaria a se adaptar a essa nova realidade e compreendê-la. Ao lembrar de sua vida anterior, pensaria: - Prefiro viver e sofrer tudo novamente a retornar às ilusões de antes.
Caso este homem, agora consciente, resolvesse retornar à caverna, veria, num primeiro momento, apenas trevas. Mas, mesmo depois, teria dificuldade de distinguir as sombras que lhe eram tão familiares. Seus companheiros lhe diriam que sua ida ao mundo exterior havia arruinado sua percepção da realidade e, por isso, não valia a pena se arriscar numa jornada desconhecida. Se acaso fossem soltos e forçados a sair da caverna, tentariam agarrá-lo e o matariam, por não acreditarem que existisse outra verdade além da que conheciam.
Se considerarmos tudo que vemos sobre a face da terra como a caverna e, a luz que lá incidia como o sol que nos ilumina, podemos considerar que a descoberta de um outro mundo representa uma nova vida para onde as almas se elevam, mas só Deus sabe se ela é verdadeira. Tendo como base esta idéia do bem, que é criadora do mundo e senhora da verdade e da inteligência, precisamos nela crer para sermos sensatos na vida.

Fonte

Esse tema não é apenas abordado em filmes,como também em musicas,livros,mangás etc.
Eu particularmente acho o tema "Realidade" um tanto quanto,intrigante pois as veses nossa mente nos confunde mesmo,a vezes podemos fazer coisas incríveis devido a nossa mente,eu acredito que...se de alguma forma isso não for a realidade...se abrirmos nossas mentes,para ela,talvez possamos chegar a lugares inexplorados de nossa própria realidade.