Domo, Ana desu! Helton e leitores em geral, me desculpem por abandonar o blog de novo. Não postei aqui antes porque... sei lá. Enfim, chega de enrolação e vamos direto ao assunto: Osaka!

Não, não é aquela personagem de Azumanga Daioh, é a cidade do Japão mesmo. A 2ª cidade mais cara do mundo (ficando atrás de Tokyo), Osaka tem o povo mais simpático do Japão, sem sombra de dúvidas. Em Tokyo, todos andam de cara fechada, como se ninguém tivesse tempo pra nada. Já em Osaka, o pessoal é alegre e divertido, tanto é que a maioria dos comediantes japoneses vêm de lá. Além disso, os osaka-jins (nome dado aos nascidos nessa região) pedem desconto em tudo.

Sotaque
A principal diferença entre tokyo-jins e osaka-jins, além do humor, é o sotaque. O Kansai-ben (dialeto de Kansai, ou seja, dialeto da região que une as províncias de Nara, Wakayama, Kyoto, Osaka, Hyogo e Shiga) é caracterizado por sua informalidade se comparado ao "Japonês padrão". Andei estudando o Kansai-ben, e percebi que a maioria das palavras e expressões são mais curtas. Frases com desu ka (ですか), por exemplo, tornam-se um simples dekka (でっか). Sayounara (さようなら) vira sainara (さいなら), chigau (ちがう) vira chau (ちゃう), hayaku (はやく) vira hayo (はよ)... Além disso, o sotaque de Kansai soa mais "cantado" do que o Japonês falado em Tokyo. Sainara, por exemplo, é dito com forte entonação em sainara. Enquanto tokyo-jins dão mais ênfase nas consoantes, osaka-jins dão mais ênfase nas vogais.


Osaka-jins vs Tokyo-jins
Os osaka-jins, além de serem caracterizados como simpáticos, fazem questão de usar o dialeto de Kansai, mesmo se estão em Tokyo. É uma questão de identidade, afinal, Kansai-ben é um dialeto, portanto não se deve deixá-lo morrer. Afinal, usando Kansai-ben, é muito mais fácil para qualquer outro japonês dizer: "Ah, Fulano-san é de Osaka". Isso nada mais é do que identidade, eles não querem perder isso, essa característica marcante. Quando um osaka-jin arranja colegas ou amigos em Tokyo, os tokyo-jins geralmente dizem pra ele se controlar, moderar. Normal, até porque eles são bem mais tímidos e reservados em relação ao pessoal de Osaka. É como um baiano tentando se enturmar com um curitibano. Aliás, a "disputa" entre Osaka e Tokyo é como a "disputa" entre Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.


Símbolo do Hanshin Tigers, time de baseball de Osaka
Esporte
Não nos limitemos apenas nas diferenças: Hanshin Tigers, o time de baseball de Osaka, é famoso no Japão por sua torcida fanática e calorosa, que nunca abandona o time (se comparada às outras torcidas... não tente comparar a torcida dos Tigers com a do "Curintcha"!). Suas cores são amarelo e preto e seu mascote é um tigre, obviamente. Os Yomiuri Giants, de Tokyo, são seus rivais. Note que, até mesmo no esporte, as duas cidades têm rivalidade.


Animes, tokusatsus e afins: Osaka-jins na cultura pop
Personagens osaka-jins (ou que pelo menos falem com Kansai-ben) são comuns em animes, tokus e etc. Geralmente são o "alívio cômico" da trama, os mais animados, simpáticos, atrapalhados ou coisa do tipo. A Osaka, de Azumanga Daioh; Minoru, de Carranger; Kitsune, de Love Hina; Wolfwood, de Trigun e muitos outros são apenas exemplos.


Algumas fotos de Osaka (clique nas imagens para ampliar!)
Regiões de Osaka


Achei dois sites ótimos para quem quer aprender o dialeto de Kansai. Estão em inglês, uma pena pra quem não fala essa língua. Mas prometo: algum dia vou traduzir o conteúdo desses sites e, obviamente, postar aqui. O primeiro é este aqui, e o segundo é uma espécie de dicionário. Altamente recomendados!


ほなまた!(sim, isso foi uma despedida em Kansai-ben)